Postado por Vitor Zehel em Filmes e Séries | 0 Comentário(s)
Não faz muito tempo que escrevi sobre a série Fundação da Apple TV+ e fiz minha revisão baseado na informação de que ele era uma adaptação do livro pois assim fui informado, mas depois do filme do Cavaleiros do Zodíaco e a confusão que estão fazendo por não saberem diferenciar um filme adaptado, baseado e inspirado, resolvi investigar para saber qual é o verdadeiro status dessa série.
Fiquei surpreso com a quantidade de sites especializados falando que a série é uma adaptação o que está errado, além disso na página dos burros chamada Wikipedia, quem fez o texto ainda teve a audácia de misturar a palavra baseado e adaptação mesmo tendo significado distinto o que mostra que a maioria das pessoas não sabem a diferença. Então, para fazer uma análise justa, resolvi ver na fonte oficial da série o que ela realmente é: adaptação (ai a crítica sobre as mudanças são justas), baseado (possui mudanças, mas sem mudar a ideia central da obra coisa que acontece na série) ou ela simplesmente é inspirada e a confusão se trouxe por ela ser inspirada e usar muitos elementos da obra original além do próprio nome. Então se você quer saber a verdade, no site da Apple TV+, o texto é o seguinte:
“Inspirada nos premiados romances de Isaac Asimov, Fundação retrata a épica jornada espacial de um grupo de exilados tentando salvar a humanidade durante a queda do Império Galáctico”
Sim meus amigos, o filme não é adaptação e nem é baseado, ele é inspirado nos livros Fundação, mas não somente neles, quem leu os outros livros vai encontrar um pouco deles na série. Então não posso fazer uma análise da série como se ela fosse uma adaptação ou se fosse baseada nos livros homônimos. Sendo apenas inspiração, natural que ela seja totalmente diferente da obra original.
Além de ser inspiração dos livros de mesmo nome, a série também traz elementos de Star Wars que também teve a mesma fonte de inspiração. A série tecnicamente é boa mas se você curtiu os livros de Isaac Asimov, obviamente gostaria de ver uma adaptação e não uma série inspirada e que usa o nome de alguns personagens igual ao livro. Talvez essa mesclagem nessa obra inspirada trouxe toda essa confusão.
Acredito que o contexto dos livros de Isaac Asimov não seja válido para nossa época atual. Primeiro, o livro imagina muitas evoluções tecnológicas baseadas no uso da energia nuclear, algo que não aconteceu na nossa época, na verdade seu uso ficou quase restrito a armas e no máximo a geração de energia com usinas nucleares que mesmo assim recebem críticas de que poderíamos ter uma maneira melhor de conseguir energia. Nesse contexto, muitas coisas que têm nos livros ficariam sem sentido para as pessoas que não sabem ler uma obra e entender a época em que ela foi escrita, por isso quase tudo nessa obra deveriam ter mudanças e acredito que por isso o diretor da série preferiu não fazer adaptação e muito menos algo baseado nos livros. Mas a ideia central sobre o império e sua queda foi aproveitada, mas tinham que usar elementos que convençam os espectadores, algo dentro da nossa realidade de que a energia nuclear não se tornou o centro da evolução humana. Então nesse caso, muitas coisas na série fazem sentido, até mesmo a exploração sobre clonagem que é muito mais fácil de se abordar no nosso contexto real.
Tecnicamente não é ruim, mas o fato de usar os mesmos nomes para personagens e mudar seu gênero fez com que muita gente confundisse a série inspirada com adaptação e eu acabei entrando nessa lista. Minha frustração foram essas mudanças que acredito que poderiam manter como eram nos livros sem ter problema com o contexto dentro de um universo cinematográfico. Se você nunca leu os livros e curte Star Wars, com certeza irá gostar da série dito isso, recomendo mais para aqueles que não leram os livros para que não tenham as mesmas frustrações que eu tive.
© 1990 - 2025 Vitor Zehel Gamer . Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Zehel Digital Studio