19 Outubro
Europa é um jogo relaxante porém bem curto

Postado por Vitor Zehel em Review | 0 Comentário(s)

Um dos indies aguardados no mês de Outubro, Europa tinha tudo pra ser um bom jogo. Visual inspirado nas animações do estúdio Ghibli que atrai muitos fãs até hoje, o jogo não traz muitas dificuldades. Poderia dizer que não tem inimigos mas na verdade eles até existem mas  servem mais como obstáculos durante a jornada de Zee.

 

Zee, o robô feito por Adam

O protagonista do jogo é um robô chamado Zee. Na verdade ele é uma tentativa de Adam de trazer seu filho de volta ao mundo após um acontecimento trágico que aconteceu na colonização de Europa. Adam era o engenheiro do grupo de colonos e junto com seu filho vivia neste novo local terraformado por robôs conhecidos como jardineiros. 

Após alguns anos, Zee desperta e vai até seu lar onde encontra  diário de seu pai Adam que começa a contar sobre tudo o que aconteceu enquanto ele dormia.

 

Gameplay

Zee possuí um equipamento em suas costas que faz com que consiga dar saltos altos e até mesmo levitar um pouco mais alto conforme vai acumulando energia no equipamento e a gameplay do jogo é basicamente isso, usar esse equipamento para avançar no jogo, coletar esmeraldas (são 40 no total), coletar as páginas do diário de Adam, desenhar no caderno de Zee os monstros da região (bestiário) e, resolver alguns puzzles que são bem simples para liberar o acesso e avançar no jogo.

Claramente o objetivo do jogo é contar a história de Adam e Zee e como tudo se tornou o que é atualmente em Europa.

 

Capítulos

O jogo possuí ao todo, 15 capítulos sendo alguns extensos por ter mais área de exploração e puzzles para resolver e, outros bem curtos que servem apenas para avançar na história do jogo. Confira os nomes de cada capítulo:

  • 1 - Leading Home
  • 2 - A Saga Begins (A saga começa)
  • 3 - Ancient Battlefield (Campo de Batalha Ancestral)
  • 4 - Amber Horizon (Horizonte Âmbar)
  • 5 - Lost Island (Ilha Perdida)
  • 6 - Deep Ruins (Ruínas Perdidas)
  • 7 - The Bowl (A Tigela)
  • 8 - Twilight (Crepúsculo)
  • 9 - Wild Depths (Profundezas Selvagens)
  • 10 - Crisp Embrace (Abraço congelante)
  • 11 - Flying High (A Europa e Além)
  • 12 - Island Ascent (Ilha Ancestral)
  • 13 - Golden Plains (Planícies douradas)
  • 14 - Crumbling Escape (Fuga Colapsada)
  • 15 - Rinding Home (Carona para Casa)

 

Os problemas da gameplay

Por ser um jogo que possui coletáveis, deveria ser possível ter um save manual para que a pessoa pudesse voltar ao local que pode não ter coletado uma das esmeraldas ou até mesmo não desenhado tudo no bestiário. Aliás, o bestiário também não indica exatamente quantos estão faltando ficando dificíl saber se você já completou ou não. Poderiam ter colocado em cada capítulo, a quantidade de esmeraldas que tem pra encontrar, se pelo menos ao finalizar o jogo pudesse selecionar o capítulo para ir atrás das esmeraldas que faltam. Não sei ao certo se elas podem mudar o final do jogo pois no antepenúltimo capítulo tem uma área que mostra quantas esmeraldas você coletou mas como o jogo não te dar informações claras tudo leva a crer que não faz diferença. Talvez a única coisa que faça diferença e se você não coletar todas as páginas do diário de Adam.

Acredito que pela simplicidade do jogo, termos esse controle sobre os coletáveis em cada capítulo seria o mínimo a ser feito até para a pessoa poder fazer o 100% de forma tranquila. Para quem deseja fazer o 100% do jogo, só resta jogar por inúmeras vezes anotando num caderno onde encontrou cada coisa, para poder enfim finalizar tudo.


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Notas do Review

Diversão:
Jogabilidade:
Visual:
Desafio:
Replay:
Áudio:
Inovação:
Qualidade Técnica:
6

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